Ímã de Alnico

AlNiCo é a abreviação de Alumínio-Níquel-Cobalto. Como membro de material magnético permanente metálico não raro, o ímã de alnico desenvolveu-se pelo metalúrgico japonês Tokushichi Mishima em 1931 e na época dominou a indústria de ímãs permanentes antes do surgimento dos ímãs permanentes de terras raras. Alnico é composto por alumínio primário, níquel, cobalto e ferro. Além disso, a pequena quantidade de elemento de liga como titânio, nióbio e cobre é adicionada à fase matricial para promover o crescimento da fase de agulha e, assim, aumentar a coercividade. Além de áreas comumente utilizadas como alto-falante, sensores, captador de guitarra, mandril magnético ou elevação magnética, o alnico ainda serve para alguma aplicação especial devido à sua estabilidade térmica inigualável.

Ímã de Alnico

O alnico pode ser fabricado por processos de fundição ou sinterização. Os graus de alnico variam principalmente no conteúdo de cobalto e no processo de tratamento térmico relevante. Este histórico ímã permanente pode ser ainda ser dividido em isotrópico ou anisotrópico e orientado para grãos ou grãos não orientados. Ímãs fundidos tem maior densidade, o que lhes proporciona melhor desempenho magnético. O processo de fundição também é adequado para formas grandes e complexas. Ímãs sinterizados apresentam menor desempenho magnético, mas melhores propriedades mecânicas.

Material Produto de energia máxima

(BH)max

Temperatura de Curie

Tc

Coeficiente de expansão térmica Resistividade elétrica Densidade Dureza Módulo de Young
MGOe 10-6/℃ μΩ·m g/cm3 HRC kN/mm2

Ímã de alnico fundido

1.00-5.25 760-860 11.0-13.0 45-75 6.9-7.3 45-55 0.02-0.15

Ímã de alnico sinterizado

1.00-12.00 810-860 11.0-12.4 50-70 6.8-7.0 45 0.35-0.45

Categorias de forma do ímã de alnico

Anel de alnico-imagem destacada

Anel de alnico

Barra de alnico-imagem destacada

Barra de alnico

Bloco de alnico-imagem destacada

Bloco de alnico

Cilindro de alnico-imagem destacada

Cilindro de alnico

Ímã ferradura-imagem destacada

Ímã ferradura

Tendência de preço da matéria-prima do ímã de alnico

O preço dos ímãs de alnico ainda é um dos fatores mais preocupantes para os usuários, ainda que sua participação de mercado e custo sejam relativamente baixos. O teor de cobalto e níquel no alnico varia de 0-42wt% e 13-28wt%, respectivamente. Isso significa que a tendência de preços do Cobalto e a tendência de preço do níquel têm o impacto mais significativo no preço dos ímãs de alnico. A maioria dos ímãs de alnico são fabricados através do processo de fundição em termos de rendimento anual. Além de ímãs de alto desempenho como alnico 8 ou alnico 9, a maioria dos ímãs de fundição utilizam cobalto reciclado e níquel como matéria-prima, então a demanda por cobalto primário e níquel é limitada. As tendências de preços desses dois materiais reciclados podem basicamente referir-se às tendências do material primário.